Se seu ombro sai fora do lugar com frequência ele pode estar instável!
- Clínica Orthos - Varginha
- 30 de dez. de 2020
- 1 min de leitura

Se o seu ombro sai do lugar com frequência, isso pode estar associado à instabilidade articular.
O ombro é uma articulação com grande amplitude de movimentos, o que determina ser uma das mais instáveis e frequentemente luxadas do corpo, correspondendo a cerca de 50% de todas as luxações.
Ocorre instabilidade do ombro quando temos o escorregamento da cabeça umeral para fora da cavidade glenoidal.
Dois cenários podem estar presentes: a luxação que é a perda total da congruência entre as superfícies articulares do úmero e da glenóide, normalmente não voltando ao lugar de forma espontânea e necessitando de redução articular emergencial por um ortopedista, ou a subluxação, definida como a perda de contato parcial entre as superfícies articulares e que frequentemente pode ser reduzida de forma espontânea.
A instabilidade do ombro ocorre em cerca de 2% da população, sendo os homens jovens, que praticam esportes os mais acometidos. A história familiar de luxações pode estar presente e a taxa de reincidência da luxação é alta, particularmente em pacientes muito jovens.
Os sintomas incluem deslocamento, inchaço, dor e incapacidade de mover a articulação.
O tratamento é realizado conforme o tipo de instabilidade incluindo desde a redução imediata da articulação, tipóias, analgésicos e anti-inflamatórios até intervenções cirúrgicas.
Em caso de dúvidas, procure um ortopedista especialista em cirurgia do ombro e cotovelo, de sua confiança.
Comments